segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Estive lendo o dicionário

Por algum motivo por mim desconhecido, sempre senti uma certa atração por dicionários. Qualquer dicionário. Dicionários me apetecem (a.pe.te.cer v.t.d. 1. Ter apetitede; desejar. 2. Desejar intensamente; ambicionar. T.i. 3. Despertar apetite ou forte desejo em. Int. 4. Despertar apetite.). Sejam eles dicionários da língua portuguesa ou de línguas estrangeiras (em espanhol: diccionario; em inglês: dictionary; em francês: dictionnaire; em grego: λεξικό; em alemão: Wörterbuch).
Dicionários são sempre úteis. Há quem diga, ora vejam só, que enciclopédias são mais proveitosas. (em espanhol: enciclopedia; em inglês: encyclopedia; em francês: encyclopédie; em grego: εγκυκλοπαίδεια; em alemão: Enzyklopädie). Pois eu não concordo. Enciclopédias são sim excelentes por excelência, mas não têm o mesmo charme, a mesma categoria, o mesmo encanto, a mesma simpatia que são tão peculiares aos dicionários (pe.cu.li.ar adj2g. Que é atributo particular duma pessoa ou coisa. § pe.cu.li:a.ri.da.de sf.). Dicionários são menores, mais pessoais, têm um certo espírito perequeté (faceiro, elegante), são menos frios que as seriísimas enciclopédias. Não sei bem explicar. Me fogem, ironicamente, as palavras.
Tudo que sei é que considero esse livretes meus amigos. Gosto deles. Me ajudam sempre que preciso. Sempre têm um conselho, uma resposta. Continuarei a ler dicionários. Por mais que isso signifique que as pessoas vão me sacanear. Nem ligo... Procuro sacanear no dicionário e sacaneio de volta, só que de forma mais elegante.

(Acabei de procurar "livrete" no dicionário. O Aurélio me disse que não existe. Mas como gosto de neologismos, super mantenho).
(em espanhol: neologismo; em inglês: neologism; em francês: néologisme; em grego: νεολογισμός; em alemão: Neologismus).

3 comentários:

Anônimo disse...

Não vou dizer que acho jovem sua tara pelo dicionário, porque dicionariamente falando não é jovem.
Mas eu te acho muito elegante zoando as pessoas de uma forma que elas não compreendem e em muitos momento se sentem elogiadas..
ha ha

*Lu* disse...

simplesmente genial.

adoro os textos da minha esposa.

Zeh disse...

sou amigo da locke e vim parar aqui aleatoriamente...
também adoro neologismos... mas gírias, super adoro.